Amuletos globais

Deixe um comentário

16 de Abril de 2013 por redação

Supertição, proteção, tradição. Ao redor do mundo, amuletos são usados pelos povos há muito tempo. Alguns já foram internacionalizados e tornaram-se símbolos mundiais, mas hoje falamos da origem e sentido de diferentes amuletos ao redor do planeta.

Olho Grego

Talvez o mais conhecido e popularizado, seja o olho grego, ou olho turco. Conhecido em inglês pelo nome de Evil Eye, a ele se atribui o poder de proteger contra inveja e mau olhado. Há relatos de sua existência desde o período da Antiguidade e é parte da cultura de diferentes países, com variações em seu significado. Além da região mediterrânea, Grécia e Turquia, está presente em países do Oriente Médio, como o Afeganistão.

Something's watching...

Máscaras Africanas

Outro objeto muito apreciado por turistas, as máscaras africanas representam uma das formas mais conhecidas da arte desse continente. Diferentes tribos em diversos países se utilizavam desse objeto de sentido simbólico. As máscaras protegem quem as carregas e acredita-se que possam absorver forças mágicas para cura de doentes, nascimentos ou casamentos.

Carved Wooden African Masks on Souvenir Stand

Filtro dos Sonhos

Original da cultura de índios norte-americanos, o filtro dos sonhos é um objeto protetor utilizado para afastar das pessoas que estão dormindo qualquer energia negativa. A tribo chamada Ojibwe acreditava que após a noite cair o ar se enchia de sonhos, tanto os bons como os ruins. A teia criada pelo objeto teria o poder de separar tais sonhos.

filtro dos sonhos

Lanternas vermelhas

Na China, as lanternas podem ser de qualquer cor. Mas as vermelhas são a de cor vermelha que representam sorte e felicidade. Com origem cerca de 230 A.C. elas hoje são utilizadas em celebrações e festas. Anualmente, os chineses realizam o Festival de Lanternas de acordo com o calendário lunar e acredita-se que possam afastar maus espíritos. Feitas de papel, podem ser encontradas em lojas ao redor do mundo. Muitos decoram as lanternas com símbolos de sorte para seus desejos específicos, como ser aprovado em um teste ou encontrar um grande amor.

festival de lanternas china

Trevo de quatro folhas

Com quatro folhas, o trevo simboliza vários atributos de boa fortuna: esperança, fé, amor e sorte. Uma das origens de se ter essa planta como um símbolo vem de 1.600 anos atrás na Irlanda, onde St. Patrick declarou que um trevo de três folhas representaria o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Uma quarta folha representaria a graça de Deus. Dado que o tipo de trevo com quatro folhas é raro, passou-se a acreditar que traria sorte para aqueles que o possuíssem, ainda mais se o tiver encontrado por acaso. Um dos santos mais comemorados do mundo, o dia de St. Patrick é 17 de março e tradicionalmente nos países de língua inglesa as pessoas saem às ruas vestindo verde e celebram o trevo.

trevo quatro folhas

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: