Budapeste

1

7 de Novembro de 2013 por redação

“Pensei em uma cidade cinza, mas Budapeste é amarela” – Chico Buarque

Com influências arquitetônicas de Paris e Viena, Budapeste (capital da Hungria), tem deixado cada vez mais viajantes apaixonados pelos seus encantos. São na verdade  duas cidades com diferentes apelos: Buda, na margem oeste do rio Danúbio e Peste, na margem leste. Juntas elas compõem uma atmosfera única na Europa. Enquanto Buda possui mais subidas e descidas, Peste é o paraíso para quem ama caminhar, com ruas planas e agradáveis.

Budapeste

Além de beleza, Budapeste exala cultura. Ouvir música clássica em algum dos grandes salões de concertos é um dos programas imperdíveis da cidade. Admirar a paisagem a bordo de um barco no Danúbio, vagar pelo labirinto debaixo de Castle Hill e tomar um banho termal também são grandes pedidas.

Veja algumas dicas para garantir que sua visita à Budapeste não seja esquecida jamais:

Castle Hill é o Distrito I de Buda e a parte mais antiga da cidade. Aqui está o Castelo (antigo Palácio Real). Situado no alto de uma colina, a vista é de cartão postal. Há partes do castelo que podem ser visitadas. A melhor forma de subir até o bairro é pelo funicular, que parte da praça Clark Ádám.  Nesse distrito estão ainda algumas das atrações mais famosas de Budapeste como o Bastião dos Pescadores, o Labirinto e Igreja Matthias. Nessa Igreja, construída no século 13, ocorreu a coroação do imperador austríaco Franz Josef e de sua mulher, Elisabeth (Sissi) em 1867. Já o Labirinto Budavari é um conjunto de cavernas com 1.200 metros dentro de Castle Hill. Na Pré-História servia como  refúgio mas mais recentemente funcionou como uma instalação militar secreta durante a Guerra Fria.

Desça de escada até as margens do Danúbio para assistir o pôr do sol. Se o passeio acontecer durante o dia, vale caminhar até o parque Ilha Margarita.

Margarita

Margarita

Castelo de Buda - Budapeste

Castelo de Buda

Bastião dos Pescadores Budapeste

Bastião dos Pescadores

Igreja Matthias Budapeste

Igreja Matthias

Labirinto Budavari

Labirinto Budavari

No lado Peste, o Parlamento é uma grande construção neogótica que foi concluída em 1902. É o maior edifício da Hungria, com 700 cômodos. Visitas guiadas podem ser feitas e os ingressos devem ser comprados com antecedência no local.

Parlamento de Budapeste

Parlamento de Budapeste

Perto do Parlamento está a Basílica de São Estevão, uma igreja neoclássica que data do século XIX. A principal razão para a visita é a mão direita de São Estevão (Rei Estevão I) mumificada. É um símbolo muito importante para os húngaros católicos.

Já a Dohany utca é a maior Sinagoga da Europa e uma das maiores do mundo. Uma de suas alas contém o Museu Judaico Nacional. Vale caminhar pelas ruas do bairro judeu, onde em alguns pontos é possível ainda ver marcas de tiros da época em que houve a perseguição. Outro importante monumento é o chamado “Shoes on the Danube Promenade” (Sapatos na margem do Danúbio), homenagem aos judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial.

Shoes on the Danube Promenade

Shoes on the Danube Promenade

Sinagoga Dohany utca

Sinagoga Dohany utca

E seria triste deixar Budapeste sem ir à Ópera. Localizada na avenida Andrássy “a Champs-Elysée de Budapeste” (onde estão lojas, hotéis e restaurantes de luxo), a Hungarian State House é o principal centro de cultura do país. Consulte a publicação mensal “Budapest Panorama” para se programar quanto às atrações culturais. 

Hungarian State House

Hungarian State House

Para finalizar, dicas dos melhores restaurantes de Budapeste:

  • Menza – perto da Ópera, bom para uma refeição típica
  • Gerbeaud – a doceria favorita da Imperatriz Sissi
  • Hummus Bar – refeição judaica
  • Gundel – um dos mais famosos da cidade
  • Táskarádió eszpresszó – novo, frequentado por locais
  • KisPiac – ingredientes frescos e boa carne
Gundel

Gundel

Gerbeaud

Gerbeaud

KisPiac

KisPiac

Táskarádió eszpresszó

Táskarádió eszpresszó

Anúncios

One thought on “Budapeste

  1. Gege Medeiros diz:

    Beleza de tirar o fôlego

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: