Validade do passaporte!

Deixe um comentário

20 de Novembro de 2013 por redação

Já falamos aqui sobre a necessidade de vistos para brasileiros entrarem em alguns países. Mas não é raro ver viajantes que percebem um passaporte vencido, ou que irá expirar em breve, dias antes de embarcarem. Por isso é sempre bom verificar a data de validade e saber algumas informações importantes sobre o seu principal documento de viagem:

  1. A validade do passaporte deve ser considerada de acordo com a data de retorno ao Brasil e não a data de saída.
  2. Desde julho de 2013, ao embarcar para a Europa (dentro do espaço Schengen*) é preciso ter passaporte com no mínimo três meses de validade da data que deverá deixar o continente. Ou seja, se você for retornar um mês após sair do Brasil, seu passaporte deve ter quatro meses de validade.
  3. É possível emitir passaporte de emergência se você comprovar que não pode aguardar o prazo de entrega e estiver em uma das seguintes situações: catástrofes naturais; conflitos armados; saúde do requerente, cônjuge ou parente até segundo grau; proteção do patrimônio; necessidade do trabalho; ajuda humanitária; interesse da Administração Pública ou outra situação emergencial cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno.
  4. O passaporte de emergência tem uma taxa maior e validade de apenas um ano. Ele será entregue pela Polícia Federal em até 24 horas.
  5. Se o seu visto americano está válido e seu passaporte não, você deverá renovar o passaporte e viajar com ambos os documentos: novo (com data de validade vigente) e antigo (com o visto americano válido).
  6. Brasileiros podem viajar com  passaporte que tenha menos de seis meses de validade, mas o período de permanência nos EUA não poderá ser superior à data de expiração do passaporte.

*Países que fazem parte do Tratado de Schengen: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: