Corrida e aventura na Patagônia

Deixe um comentário

6 de Maio de 2014 por redação

Camila Maricato juntou o desejo de superar um desafio com o prazer de uma paisagem maravilhosa. Ela completou no mês passado uma prova de 10 km da Patagônia Run, na Argentina. Confira as dicas imperdíveis da Camila!

San Martin Patagônia

San Martin de Los Andes é uma pequena cidade a 180 km de Bariloche. É um vilarejo pacato, que vive do turismo. A região montanhosa que o cerca oferece um cenário belíssimo com paisagens exuberantes, principalmente o Monte Chapelco, quase sempre coberto pelo gelo, em qualquer época do ano.

Além das estações e pistas de esqui, as pessoas ali estão sempre envolvidas com o esporte. Tive oportunidade de ver muitas pessoas praticando o ciclismo (alguns inclusive como forma de viajar pela região), escalada e corridas de montanha (trail run). Essa última modalidade foi o principal motivo que me levou até lá: participar da Patagônia Run, corrida que acontece anualmente.

San Martin

 

Em 2014 o evento reuniu 2.500 corredores de 23 países, sendo 410 brasileiros. Há diferentes graus de dificuldades com distâncias de 100 km (ultramaratona), 84 km, 63 km, 42 km (maratona), 21 km (meia maratona) e 10 km. As largadas acontecem separadamente iniciando pelo percurso de 100 km à meia noite. Na sequência, largam os atletas das outras distâncias até chegar a vez dos 10 km que largam às 11h30 da manhã. A prova tem duração e tempo limite até às 22h.

corrida

Fiquei hospedada no hotel Casona Del Alto, a 8 km do centro de San Martin. A hospitalidade dos donos que já moraram no Brasil e falam muito bem o português é excepcional.  A comida é preparada pela proprietária e é maravilhosa. Os ambientes são muito aconchegantes. A sensação é de estar em uma casa nobre de muito bom gosto, toda voltada para paisagem, que inclui o Cerro Chapelco. O hotel conta com sala de ginástica, piscina, jacuzzi aquecida, calefação em todos os ambientes, sala de refeição com lareira, sala íntima, biblioteca. Os quartos são muito bem cuidados e confortáveis.

Vista do hotel

Fiquei concentrada para a corrida durante a maior parte do tempo que estive lá,  mas algumas dicas de passeio incluem visitar uma fábrica de cerveja e aproveitar a paisagem exuberante de toda região na praça que circunda o lago Lacár. Há várias lojas de artigos esportivos na cidade (The North Face, Salomòn, Columbia, Scandinavian). Para quem procura souvenir, pode visitar lojinhas de temperos, cervejas e produtos comestíveis da região.

Entre os restaurantes mais gostosos, destaco o Ku Parrilla y Restaurante de Montaña. A comida é muito boa, os pratos são generosos e o preço bem acessível. O lugar é agradável e aconchegante, com móveis em madeira.

Ku Parrilla y Restaurante de Montaña

A cidade como um todo se movimenta muito com evento da corrida Patagônia Run. As ruas ficam cheias de atletas e a vibração é muito legal. Mesmo que você não seja corredor, vale viajar até lá acompanhando alguém que vá participar do evento.

Outra dica é quanto à logística de acesso. É possível chegar de avião até Bariloche e alugar um carro . A rota que passa por Villa La Angostura é mais curta (180 km até San Martin) no entanto tem um trecho de 20 km com asfalto muito ruim. Na volta optamos pelo outro caminho, passando por Junin de Los Andes que é mais longo mas a estrada é bem melhor (260 km). Ambas são pela Rota 40, de paisagem exuberante. Boa viagem!

paisagem

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: