“Pra não dizer que não falei das flores” – Provence com seus aromas e temperos!

Deixe um comentário

29 de Maio de 2014 por redação

Lavanda, girassóis, jasmins e ervas de Provence – França

Provence, região localizada aos pés dos Alpes possui natureza privilegiada.

Imagem

Na Primavera, Verão até o inicio do Outono, apesar de alguns momentos de muito sol, as cidades da Provence possuem um clima amenizado pelo vento mistral que sopra do Mediterrâneo. E o resultado desse casamento perfeito entre sol e vento são campos verdes e férteis e muitas flores.

Imagem

É no mês de maio que começa a época de colheita nos campos coloridos por jasmins, rosas e lavandas. O mistral é responsável por espalhar o aroma das flores, perfumando toda a região.

Imagem

Neste cenário destaca-se “Grasse” uma pequena cidade medieval onde se estabeleceu no inicio do século passado a Parfumerie Fragonard  uma das maiores fábricas de perfume da França.

Além das flores, os temperos e ervas, frutas secas e trufas estão por toda parte na Provence.

A região situada no sul da França, compreendida entre o rio Rhone, os Alpes e a Riviera Francesa com seu lindo Mar Mediterrâneo possui diversas pequenas cidades – vilarejos medievais – com arquitetura muito característica aparente em casas feitas de pedras.  O acesso de um vilarejo ao outro é feito por pequenas estradas e rotatórias.

Imagem

Já Marseille – a capital da Provence – de grande importância no cenário econômico é a maior cidade francesa depois de Paris.  Marseille oferece grande infraestrutura  com aeroporto, estação de trem, sendo uma ótima “porta de entrada” para receber turistas.

A influência da Provence extrapola os campos e as construções medievais. Em tempos modernos seu cenário característico simples e romântico batizou um estilo de decoração.

Imagem

É muito importante o papel da região Provence na cultura francesa. Além das belíssimas paisagens das suas plantações, inspiração de famosos artistas (inclusive Van Gogh) é responsável por fornecer desde a idade média as lavandas que são a matéria-prima de tradicionais perfumes franceses.

Imagem Quadro de Van Gogh

Para a culinária a Provence também deixa sua assinatura e grande contribuição como o mix de ervas aromáticas, tempero-base da cozinha mediterrânea, as famosas “ Herbs de Provence”.

Imagem

Conheça Provence! Uma das mais belas regiões da França.

Algumas lindas cidades da Provence:

Aix-en- Provence (cidade natal de Cézanne) – Alpes Marítimos (Cannes, Saint Tropez, Nice na chamada Côte D´Azul) – Arles (moradia de Van Gogh na Provence) – Avignon com o Palácio dos Papas – Bouches Du Rhone – Cassis – Èze (Alpes Marítimos) – Gordes, a cidade das pedras – Grasse – Les-Baux-de-Provence- Roussillon, a cidade ocre – Saint Remy de Provence – Saint Paul de Vences (Alpes Marítimos) – Village des Bories (Gordes)

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: