Vale do Loire, seus castelos e vinícolas

Deixe um comentário

12 de Junho de 2014 por redação

O Vale do Loire na França também conhecido como Vale dos Reis ou Jardins da França é considerado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade desde novembro de 2000 sob a denominação de “paisagem cultural”.

Imagem

Por sua atmosfera mágica que parece ter saído dos contos de fadas e paisagens deslumbrantes o Vale do Loire viu crescer no decorrer de séculos vultosos e castelos em cerca de 600 km às margens do Rio Loire. A região inicialmente desenvolvida para moradia de reis e nobres desde o período da Renascença exibe lindos castelos, vilarejos pitorescos e encantadoras colinas que são verdadeiros cartões postais.

Imagem

O que muitos não sabem é que a margem do maior e mais famoso rio da França as condições de terras férteis e clima adequado propiciam a produção de vinhos de qualidade e excelência, com vinícolas distribuídas em mais de 185 mil hectares.

Imagem

Trata-se de uma das regiões vinícolas com mais diversidade de estilos e características do país mantendo um traço comum que é a boa acidez dos vinhos. De tintos a brancos, passando pelos rosés e espumantes, leves ou fortes, secos ou doces, o Vale do Loire apresenta ao mundo seus peculiares vinhos com séculos de história. Lá se encontra uma seleção de uvas em várias denominações de origem controlada (AOC – Appellation d’Origine Contrôlée).

O Vale do Loire possui ainda identidade própria com vinhos charmosos e frescos de produção essencialmente familiar, apesar da influência das regiões de Bordeaux e Borgonha.

As apreciadas uvas Sauvignon Blanc, Chenin Blanc, Melon de Bourgogne (Muscadet) e a Cabernet Franc são apenas exemplos desta diversidade que o vale apresenta.

Imagem

Assim como a região de Champagne, o Vale do Loire situa-se no limite de temperaturas baixas para produção de vinhos. Nos anos quentes, a variação de temperaturas (quente/frio), dá aos vinhos uma elegância e acidez cortante que tanto encanta os apreciadores da bebida.

Berço da enogastronomia e ainda com requintes gastronômicos que vão desde os  maravilhosos queijos, principalmente os insuperáveis Chèvres, feitos com leite de cabra às caves onde são cultivados diferentes tipos de cogumelos frescos utilizados pelos grandes chefes de cozinha,  uma viagem ao Vale do Loire proporciona desfrutar de uma belíssima natureza, uma visita a história através dos espetaculares castelos e ainda aos amantes da boa mesa, usufruir de vinhos e queijos entre os melhores do mundo!

Imagem

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: