O segredo de Amsterdam

Deixe um comentário

9 de Julho de 2014 por redação

Ao visitar a Holanda e sua charmosa capital Amsterdam é difícil definir o que há de mais mágico naquele lugar.

São diversas as razões que levam tantos turistas do muito inteiro se renderem aos encantos da cidade.

Para alguns talvez o clima de romantismo nos ares da cidade com seus lindos canais em profusão, ou o fato de ser uma cidade desenvolvida abaixo do nível do mar, talvez pelos belos prédios com coloridas fachadas construídos desde o século 17, ou quem sabe as embarcações que servem de moradia para uma parcela expressiva da população.  Tudo isso aliado ao fato de conceitos tradicionais e modernos conviverem em plena harmonia. Com uma liberdade cultural e sexual que há muitas décadas deixou de ser novidade. Ainda entre tamancos de madeira, bicicletas e tulipas, destacam-se maravilhosos museus, muita história e gente bonita. E talvez o grande encantamento de Amsterdam esteja simplesmente no fato de poder encontrar todas essas pequenas particularidades juntas.

Mas o certo é que em cada visita a Amsterdam se tem sempre algo novo para descobrir.  É colocar um sapato confortável, pois o melhor de Amsterdam pode ser feito a pé!

Seguem alguns lugares especiais para conhecer na cidade:

  • Museu do Van Gogh

 

O Museu abriga a maior coleção de pinturas e desenhos do pintor holandês, entre obras de outros artistas que o influenciaram em seu trabalho, eventos e exposições temporárias.  Um programa imperdível em cada visita a Amsterdam.

Serviço

Site: http://www.vangoghmuseum.nl 

Endereço: Paulus Potterstraat 7

Horários: Diariamente das 10h00 às 18h00, exceto sextas, quando fica até as 22h00. Confirme no site horários e preços

.Slide1

  • Anne Frank Huis

Casa onde Anne viveu escondida dos nazistas com sua família durante mais de dois anos, desde que a Alemanha invadiu a Holanda. Neste período a adolescente escreveu um diário. Mesmo vivendo confinados por tanto tempo e sem fazer barulho através de uma denúncia eles foram descobertos, presos e enviados para campos de concentração. Toda a família morreu, menos o pai que ao término da 2ª Guerra voltou a Amsterdam e descobriu o diário da filha relatando toda a experiência vivida. O pai de Anne então editou o diário e o livro se tornou um best-seller. Anne Frank é considerada uma heroína nacional.

A casa onde a família passou sua maior provação é hoje um museu aberto à visitação pública e emocionante atração de Amsterdam.

Serviço

Site: http://www.annefrank.org/

Endereço: Prinsengracht 267

Slide2

  • Canal Tour

 

A Holanda é um país de com muitas cidades cortadas por canais construídos desde os tempos medievais. E Amsterdam não é diferente. Vale o passeio de dentro dos canais, navegando por eles em tour de barco, passando por monumentos históricos e com uma nova perspectiva e um novo olhar sob a cidade.

Várias empresas oferecem o serviço, com diversos modelos de embarcações algumas com aéreas fechadas e abertas (ótimas para dias de sol) contendo fones de ouvidos com gravação em diversas línguas para apresentação locais no percurso.

Saídas da Centraal Station ou ao lado da Leidseplein Square além de outros lugares da cidade. Os preços variam do tipo de passeio escolhido.

Slide3

  • Vondelpark

 

Entre mares e lagos Amsterdam também é referencia em jardins, parques e na preservação de áreas verdes.  

E um dos mais famosos parques da cidade é o Vondelpark, local ideal para um passeio de bike ou pé e curtir um gostoso café apreciando sua beleza, em clima bem bucólico com coreto, flores, lagos, românticas pontes e até patinhos!

Slide4

  • Red Light District   

 

O Red Light District é uma atração turística de Amsterdam frequentada inclusive por famílias com interesse em conhecer a peculiar cultura do país.

Na Holanda a prostituição é legalizada e assim não existe nenhuma carga de marginalidade na atividade.

Aliado ao fato de que os holandeses valorizam arquitetonicamente as ”janelas” as profissionais do sexo usaram uma gosto popular (janelas) com seu conforto profissional e assim não ficam expostas nas ruas. Ficam em suas janelas, com roupas provocantes.

Amsterdam tem alguns distritos assim e o mais famoso é o De Wallen que fica no centro, num bairro histórico e muito bonito. A polícia tem uma presença ostensiva no local para garantir a segurança de todos, pois o bairro também é residencial e ali moram pessoas que tem nada a ver com a indústria do sexo.

Slide5

Os costumes e ícones holandeses:

  • Os tamancos:

 

Os tamancos holandeses (klompen) não são apenas uma tradição. Ainda hoje são usados por hábito ou porque os holandeses acreditam fazer bem a postura e a coluna. Um programa interessante é visitar as fábricas de tamancos nos arredores de Amsterdam e apreciar o processo de fabricação e ver de perto um toco de madeira sendo escavado para dar forma aos tradicionais tamancos.

Slide6

  • Os moinhos:

 

Os moinhos usados desde o século 14 são responsáveis por bombear água das terras abaixo do nível do mar aumentando as áreas secas e o espaço territorial do país. Os moinhos também são responsáveis para moer cacau, trigo, preparar cerâmica e muitas outras atividades do país.  Com as novas tecnologias os moinhos diminuíram em número, mas ainda se mantém um forte ícone holandês.

Slide7

  • Queijos Gouda e Edam:    

Não só da fama dos tamancos e moinhos vive a Holanda. Os queijos holandeses Gouda e Edam são destacados entre os melhores queijos do mundo e são encontrados nos supermercados em Amsterdam, alguns com setores dedicados a eles. Experimente, pois esta especialidade holandesa vale pena ser degustada!

Slide8

  • Tulipas:

Você sabia que a Holanda é responsável por metade da produção de flores do planeta? Por isso em toda parte em Amsterdam especialmente as tulipas que são vendidas nas ruas e nos mercados como o tradicional mercado deBloemenmarkt. Se tiver oportunidade vale conhecer os campos de plantações. Um dos mais belos é o existente na região de Leiden, ao sul de Amsterdam.

 Slide9

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: